sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tiramisú de Dois Chocolates

A Tia Maria hoje não estava muito virada para a cozinha. Então lá fui eu aventurar-me novamente no reino dos tachos e panelas.

Para a primeira vez, acho que não ficou nada mal. Não é uma receita muito difícil, requer um bocado de paciência, mas vale bem a pena.



Ingredientes:

1 Embalagem de palitos La Reine
1 Embalagem de 250g de Mascarpone
150g de chocolate branco
150g de chocolate negro
4 Ovos ( eu usei ovos frescos da quinta)
80gr de açúcar mascavado
Café q.b.
Bushmills q.b.


Modo de Confecção:

Para fazer o Tiramisú, temos primeiro que preparar o creme de chocolate branco e o creme de chocolate negro.

Derreta o chocolate branco num recipiente próprio. Eu costumo adicionar um pouco de óleo, o que faz com que o chocolate não solidifique ao arrefecer, o que facilita misturar com os outros ingredientes. Retire do lume e deixe arrefecer.

Bata duas gemas numa tigela e adicione ao chocolate juntamente com metade do Mascarpone. Bata bem para obter uma mistura homogénea.

Depois, bata as claras em castelo. Quando estarem bem firmes, adicione o açúcar ao mesmo tempo que continue a bater. Adicione metade deste preparado ao chocolate. Reserve.

Faça todo o processo anterior para o chocolate negro. Reserve.

Faça café bem forte e misture com Bushmills. Pode também beber um copinho que é muito bom, o meu cunhado não bebe outro. Não é que eu tenha bebido...

Agora vamos montar o Tiramisú. Não tem muita ciência. Eu usei uma tigela como podem ver na foto anterior.

Molha-se os palitos La Reine no café com Bushmills, rapidamente para não ficarem muito moles nem se desfazerem, e faz-se uma camada no fundo da tigela.

Depois, uma camada de chocolate branco, outra de palitos La reine, uma de chocolate negro e por ai fora até acabar.

Eu estava a tentar fazer um desenho Yin Yang no fim, mas a Tia Maria é que é a artista, portanto, não saiu lá grande coisa, mas ficou muito saboroso, o que já não é mau.

Ah, se sobrar chocolate, não tenha vergonha e use o dedo indicador. Não é que eu o tenha feito...

E prontos. Mais uma sobremesa deliciosa, mais um buraco no cinto. C’ést la vie, como diriam os franceses.

Ah, já me esquecia. Convém deixar no frigorífico durante a noite para no dia seguinte estar no ponto.

Bom Apetite.
O Ti Maneli.

1 comentário:

  1. Mano,
    Parabéns.
    Estás bem lançado...está aqui uma mão cheia de Receitas....apetitosas.
    Força. Boa sorte.
    Abraço do amigo

    Kundan (Amit)

    ResponderEliminar